Vítima tinha somente três anos
O corpo de Bernardo Gomes de Oliveira (fotos) foi sepultado na tarde de terça-feira, dia 15, no Cemitério Municipal de Cambará. Ele perdeu a vida após ser picado no domingo – quando tentava calçar um sapato – por um escorpião-amarelo.
Os pais, Bianca e Márcio Oliveira, na ocasião levaram o garoto (que chorava de dor) rápido ao hospital local, mas a unidade de saúde não tinha antídoto e então foi encaminhado à Santa Casa de Jacarezinho. A 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho não foi contatada pelos familiares.
O presidente da Santa Casa, Karol Woytilla, declarou terem sido ministradas cinco ampolas de antiveneno, mas não foram suficientes.
Bernardo foi intubado e levado por um helicóptero ao Hospital Universitário (HU) de Londrina, onde não resistiu e perdeu a vida na Unidade de Tratamento Intensivo. A criança teve 33 paradas cardíacas antes de morrer.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná declarou: “A responsabilidade pela aquisição e distribuição dos antivenenos é do Ministério da Saúde. A armazenagem no Paraná acontece nas Regionais de Saúde, que têm estoque para atender as demandas. Quando é registrado um caso que necessite do insumo, o município deve acionar a Regional de Saúde para atendimento imediato”.
A SESA permanece conduzindo uma investigação sobre o ocorrido.
Uma resposta
Fico indiginado de ouvir isso q vergonha a saúde do Brasil