Norte Pioneiro em Revista SEMANAL

Coluna do jornalista Valdir Amaral

Sandro Alex X Moro
Sondagem divulgada pelo instituto IRG Pesquisas mostra empate técnico entre Sandro Alex (PSD) e Sérgio Moro (PL) no segundo turno das eleições deste ano.

O crescimento de Sandro Alex aparece somente quando o nome do ex-secretário de Infraestrutura do Paraná é atrelado ao do governador Ratinho Júnior. Neste quesito, ele aparece com 38,1%, das intenções de voto, contra 43,2% de Sérgio Moro. Na mesma pesquisa, Moro venceria Requião Filho por 55,4% a 31,2%, se considerados os apoios de Flávio e Lula, respectivamente, no segundo turno.

Primeiro Turno
No primeiro turno, aponta a sondagem, Moro lidera a disputa, com 39,4% das intenções de voto. Na sequência, aparecem tecnicamente empatados Requião Filho (PDT), com 18,1%; Rafael Greca (MDB), com 14,7%; e Sandro Alex (PSD), com 12,3%. Tony Garcia (DC) e Luiz França (Missão) somam 1,2% do eleitorado.

O instituto IRG Pesquisas IRG entrevistou 1.000 eleitores paranaenses entre os dias 16 e 20 de maio de 2026. A margem de erro é estimada em 3,1 pontos percentuais (pp), para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o código PR-06178/2026.

Em Defesa dos Municípios
Diversas lideranças políticas do Norte Pioneiro participaram nesta semana da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na capital federal. O evento reuniu mais de 15 mil participantes entre prefeitos, secretários e gestores de cidades de todo o Brasil.

Com o tema “O Brasil que dá certo nasce nos Municípios”, o evento discutiu inúmeros assuntos de extrema relevância em relação às pautas estruturantes dos municípios junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com destaque para as pautas-bomba, as quais, se aprovadas pelo Congresso Nacional, podem causar um impacto de R$ 270 bilhões aos cofres municipais, representando um risco direto à sustentabilidade fiscal e à continuidade dos serviços públicos essenciais prestados à população pelos municípios. Os prefeitos da região do Norte Pioneiro foram recepcionados pelo secretário-geral da Confederação Nacional de Municípios, Edimar Santos, ex-prefeito de Santa Cecília do Pavão.

PR-151
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) confirmou a publicação pelo DER/PR do resultado final da licitação para pavimentação de um trecho de 7 quilômetros da PR-151 entre Sengés e São José da Boa Vista.

O vencedor foi o Consórcio Construtor Sengés PR-151, com a proposta negociada de R$ 46.704.504,97. A próxima etapa da licitação é a homologação do resultado final, também publicada em canais oficiais, seguida pelos trâmites internos para assinatura do contrato da obra.

Procuradoria da Mulher
Nova América da Colina é mais uma das cidades paranaenses a implantar a Procuradoria da Mulher. O objetivo do programa é fortalecer a rede de proteção, acolhimento e defesa dos direitos das mulheres no município.

A iniciativa consolida a expansão das Procuradorias no interior do Paraná, reforçando o compromisso conjunto entre o legislativo estadual e o Governo do Estado para garantir que as mulheres paranaenses não fiquem sem apoio. Em todo o Estado, são 225 Procuradorias da Mulher já implantadas e em plena atividade.

Congresso Nacional de Enfermagem
O campus Luiz Meneghel, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Bandeirantes, foi palco nesta semana do VI Congresso Nacional de Enfermagem, em conjunto com a XXII Semana de Enfermagem da UENP e do I Seminário Integrado de Pós-Graduação em Enfermagem. Estudantes, profissionais, pesquisadores e docentes da enfermagem debateram os desafios do setor e participaram de conferências, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, abordando temas atuais e relevantes para a área da saúde.

Jubileu de Prata
O deputado Luiz Claudio Romanelli disse que o VI Congresso Nacional de Enfermagem marca uma data histórica: a comemoração do Jubileu de Prata do Curso de Enfermagem da UENP, que celebra 25 anos de fundação, em Bandeirantes.

“Ao longo de duas décadas e meia, o curso de Enfermagem da UENP se consolidou como referência regional na formação de profissionais comprometidos com a qualidade do atendimento, a ética e as demandas do sistema público de saúde, além de garantir excelência e gratuidade no ensino superior e na pesquisa acadêmica”, lembra o deputado.

The Best
Por falar em Romanelli, o deputado líder do PSD na Assembleia Legislativa do Paraná parabenizou Cornélio Procópio pelo excelente resultado obtido novamente em relação à qualidade de vida. Com população estimada em 47 mil habitantes, a cidade do Norte Pioneiro foi considerada a melhor do interior do Paraná – perdendo apenas para Curitiba – e a 8ª melhor do Brasil, conforme o Índice de Progresso Social (IPS) divulgado nesta semana. Uraí (13º) e Barra do Jacaré (15º) também integram a lista dos melhores do Estado.

Entre os Melhores
“Mais uma vez, a nossa querida cidade de Cornélio Procópio é destaque no Brasil pelo índice de qualidade de vida. E isso é motivo de comemoração. Eu fico muito feliz por fazer parte disso, pois sempre trabalhei pela cidade e pela região do Norte Pioneiro”, destaca Romanelli.

Veja o ranking completo no NPDiário, em https://npdiario.com.br/cidades/cornelio-entre-as-20-do-pais-com-melhor-qualidade-de-vida/

Carreta da Inovação 
Nesta semana, a Carreta da Inovação, projeto itinerante da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), estacionou no centro de Sertaneja. No espaço, foram oferecidas atividades gratuitas sobre ciência, tecnologia e empreendedorismo.

A ação é desenvolvida em parceria com a Fundação Araucária, Simepar, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

 

Sapopema
O parlamentar confirmou que a Sanepar vai ampliar em 30% a capacidade de tratamento de água em Sapopema. Segundo ele, isso será possível graças à instalação de um novo módulo floco-decantador na Estação de Tratamento de Água (ETA), que terá investimento de R$ 145 mil. “A estrutura é mais moderna e robusta e trará impacto positivo direto no abastecimento”, garante o deputado.

Dinheiro no Caixa
O governador Ratinho Jr distribuiu R$ 385,3 para 11 municípios paranaenses. Do Norte Pioneiro, foram beneficiadas as cidades de Andirá, Japira, São Sebastião da Amoreira e Wenceslau Braz. Os recursos serão utilizados na construção de creches, espaços de lazer, pavimentação de vias urbanas e aquisição de um terreno para a construção de novas moradias. O deputado Romanelli participou da solenidade, no Palácio Iguaçu, ao lado dos prefeitos da região.

Japira
Japira recebeu R$ 23,5 milhões para investimentos em pavimentação da Estrada dos Polacos, no bairro Água Boa, e Estrada do Guapé, além da construção de creche, barracão industrial, ampliação de unidade de saúde e aquisição de máquinas e veículos.

O prefeito Ariel Fogaça disse que a cidade tem investimentos em todos os setores, com obras na saúde, asfalto nas áreas urbana e rural e muitos outros recursos que já têm previsão para chegar ao município. “Tudo isso significa uma mudança real na vida das pessoas. Sem esses investimentos, dificilmente conseguiríamos realizar obras apenas com recursos próprios”, reforça.

Nova Santa Bárbara
Para Nova Santa Bárbara, o Governo do Estado repassou R$ 11 milhões, que serão aplicados integralmente na construção de creche, barracão industrial, recape asfáltico e na implantação do complexo esportivo Meu Campinho.

Andirá
Com investimento total de R$ 10,3 milhões, Andirá recebeu recursos de R$ 2 milhões para a compra de um terreno de 72,6 mil metros quadrados, onde será implantado um novo conjunto habitacional, na Zona Residencial 2, próximo ao Jardim Planalto Novo.

O espaço tem capacidade para a construção de 200 moradias pelo programa Casa Fácil Paraná. Os recursos ainda vão garantir investimentos na implantação de uma praça, construção e reforma de unidades de saúde, construção de um barracão industrial e aquisição de veículos para a saúde e maquinários rodoviários.

Wenceslau Braz
Para Wenceslau Braz foram destinados R$ 24,8 milhões para a construção do centro de educação infantil do bairro Santa Madalena e da Praça Los Angeles, pavimentação de vias urbanas e da Estrada São Miguel, reforma da escola municipal, ampliação do hospital e uma unidade de saúde e aquisição de maquinários, veículos e equipamentos para a saúde.

São Sebastião da Amoreira
A prefeita Laine Gaspar (PSD) assinou convênio no valor de R$ 21 milhões, para obras em São Sebastião da Amoreira. O dinheiro será aplicado na construção de um Centro Cultural e na pavimentação das ruas Gralha-azul, Bem-te-vi, Beija-Flor, João-de-Barro, Tucano, Canário, Macksid, Licério da Rocha e Foguinho. Os recursos também contemplam a revitalização da praça central, construção de uma unidade mista de saúde e a entrega de máquinas e estufas agrícolas. “Este é um governo de transformação para melhorar a vida das pessoas. É o grande objetivo que o governador Ratinho Júnior tem na política”, resume Romanelli.

Paraná Bom de Bola
Ainda em São Sebastião da Amoreira, a cidade é sede da fase regional da sexta edição do Paraná Bom de Bola, uma das maiores competições de futebol amador do Estado. A primeira etapa será disputada até segunda-feira (24). Já a segunda etapa da fase regional acontece entre os dias 29 e 31 de maio. As disputas envolvem as categorias Feminino 15+, Masculino Sub-16 e Sub-20, além do Futebol Suíço 40+ e 50+.

Castrapet
São Sebastião da Amoreira também recebeu mais uma edição do programa Castra Pet, com 128 animais castrados entre cães e gatos. A ação contou com o empenho das equipes do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra.

Copo de Ciência
Jacarezinho e Cornélio Procópio são as duas cidades do Norte Pioneiro que participaram das atividades do Pint Of Science (Copo ou Dose de Ciência, em Português) festival internacional de divulgação científica que levou palestras sobre temas como inovação e tecnologia para diversos bares em 44 cidades do Paraná.

Os participantes puderam debater ciência e inteligência artificial enquanto degustavam cerveja e petiscos, proposta do Pint Of Science.

Pint of Science 
O Pint Of Science ocorre simultaneamente em 27 países de todo o mundo. No Brasil, pelo segundo ano consecutivo, o Paraná é o estado brasileiro com maior número de municípios participantes. Foram discutidos temas atuais como inteligência artificial, cibersegurança, deepfakes, drones autônomos, biotecnologia, saúde mental, cannabis medicinal, resistência bacteriana, nanotecnologia no agro, bioinsumos, transição energética, astronomia e exploração espacial, além de ciência aplicada à produção artesanal de cerveja, vinho e erva-mate.

Pint of Science 3
Em Cornélio Procópio, os encontros do Pint of Science aconteceram no Palito Burger’s, na Villa Itália e no Planetário da UENP. Já em Jacarezinho, os debates sobre ciência e inteligência artificial ocorreram na Cervejaria Barbarril e na Tropical Wave.

Estudante Porta-Voz
A estudante Larissa Silva de Oliveira, 16 anos, do Colégio Estadual Aldo Dallago, em Ibaiti, vai representar o Paraná no Fórum Nacional de Estudantes do Ensino Médio Integral.

Ela se une a outros três alunos da rede pública, que serão os Estudantes Porta-Vozes. A iniciativa é do Instituto Natura, que busca engajar jovens na promoção e na divulgação do Ensino Médio Integral no Brasil e no mundo. Parabéns, Larissa.

Superação 
De Cornélio Procópio, vem o belo exemplo de superação de Patrick Liasch Marçal, 34 anos, o mecânico cego que conserta quase tudo e usa um “mapa imaginário”. Na oficina da qual é proprietário, ele conserta carros e motos apenas ouvindo e tocando as peças. Patrick tinha 9 anos quando caiu de uma escada em casa, teve descolamento de retina dos dois olhos e perdeu a visão completamente.

Os médicos tentaram de tudo, cirurgias, tratamentos, mas nada funcionou. Patrick nunca tinha visto um motor, nem tinha tido contato com peças automotivas, mas decidiu ser mecânico. Ele aprendeu que precisava sentir e ouvir e criou uma forma de trabalho que ele chama de mapa imaginário. Patrick faz o diagnóstico dos carros e motos, tateando as peças e ouvindo o som dos veículos. Depois, desmonta motores e faz serviços elétricos, tudo sem enxergar nada. Um belo exemplo que mostra mais do que superação. Parabéns, Patrick Marçal!

 

Malha Ferroviária Sul 

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (20), o Requerimento 57/2026, de autoria do deputado federal Beto Preto, que institui uma Subcomissão Especial destinada a acompanhar o encerramento da concessão da Malha Ferroviária Sul.

O tema ganhou relevância diante da proximidade do término do contrato firmado em 1997 com a empresa Rumo Logística, previsto para fevereiro de 2027. Até o momento, ainda não existe uma definição oficial sobre o modelo que será adotado após o fim da concessão.

A Malha Sul é considerada uma das principais estruturas logísticas do país, reunindo 7.223 quilômetros de ferrovias que atravessam os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. A rede ferroviária desempenha papel estratégico no escoamento da produção agrícola, industrial e mineral, conectando regiões produtivas aos portos de exportação.

Segundo Beto Preto, a ausência de um planejamento claro para o futuro da ferrovia preocupa autoridades e setores econômicos. O parlamentar destacou que o encerramento de uma concessão dessa magnitude exige acompanhamento rigoroso e ampla discussão pública.

Sem intimidades na cadeia

O Projeto de Lei nº 404/2026, de autoria do deputado estadual Anibelli Neto (MDB), apresentado na Assembleia Legislativa propõe proibir visitas íntimas para presos condenados por feminicídio, estupro e pedofilia, desde que a sentença já tenha transitado em julgado, ou seja, sem possibilidade de recurso.

Na prática, a medida impede que esses detentos recebam cônjuges ou parceiros em encontros reservados, realizados com privacidade e sem monitoramento direto dentro das unidades prisionais. O texto deixa claro que a proibição vale apenas para as visitas íntimas. As visitas sociais, como aquelas feitas por familiares e amigos em espaços supervisionados, continuam garantidas conforme a Lei de Execução Penal.

Embora a visita íntima seja comum em presídios brasileiros, ela não está expressamente prevista na legislação federal, sendo adotada como prática administrativa ao longo do tempo. O projeto busca justamente limitar esse tipo de benefício em casos de crimes considerados de extrema gravidade.

Integração

Um prédio que já sediou  a cooperativa de crédito Sicredi, na rua Wenceslau Braz, servirá para abrigar diversos setores da prefeitura de Santo Antônio da Platina.

Na verdade, já está funcionando parcialmente, porém ainda faltam alguns ajustes como elevador, mais mobiliário etc. A inauguração deverá ser promovida apenas no mês que vem.

Baseado no princípio de economicidade, o prefeito Gil Martins, após consultar a vice, Terezinha Mayorky, decidiu essa alteração, que reduzirá em aproximadamente 30 % os gastos mensais nas locações em imóveis.

Os serviços disponíveis serão, por exemplo, Secretaria Municipal da Saúde, Compras, Sistema de Regulação do SUS/Sistema Único de Saúde (Agendamento de Consultas e Exames), Atenções Primária e Secundária, Transporte de Pacientes, Medicina Ocupacional, RH(Reursos Humanos), Setor de Contratos, Ministério do Trabalho, Junta Militar, Posto de Identificação (RG), Procon (Proteção do Consumidor), INCRA (Instituto de Reforma Agrária ), entre outros.

Acumulação

Uma mobilização realizada na manhã desta quinta-feira (dia 21) chamou a atenção no centro de Santo Antônio da Platina. Uma ação judicial determinou a intervenção e entrada num apartamento em que residia uma acumuladora, mulher de 71 anos. Há meses, havia tratativa nesse sentido em especial pelo Ministério Público.

Morava sozinha.

Acúmulo excessivo de entulhos, sujeira e condições insalubres em uma residência onde vivia. Ameaça de doenças como dengue, escorpiões, e a falta de higiene era real.

A iniciativa além da limpeza do imóvel, previu suporte emocional, buscando assegurar atendimento humanizado e proteção integral, considerando a vulnerabilidade.

O trabalho contou com maquinários e servidores das secretarias envolvidas.

O imóvel na Rua Rui Barbosa abrigava muitos gatos, ferragens, sacolas de supermercado, móveis antigos, fezes etc. Foram colocados objetos e vários itens num caminhão para apreensão provisória ou lixo.

 

 

Participaram da operação: Vigilância Sanitária, Secretarias de  Saúde, Meio Ambiente, de Obras Públicas, Polícia Militar, Departamento de Trânsito e Setor de Endemias.

Terezinha Maiorky, vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social declarou que “a idosa estava em situação de risco, tudo corre em segredo de Justiça, ela precisa de acompanhamento psicológico, vamos aguardar a decisão da Promotoria e ver se a família cuidará do caso ou necessitará de providências do poder público”.

Conhecido clinicamente como Transtorno de Acumulação Compulsiva, trata-se de uma condição em que a pessoa sente uma necessidade incontrolável de guardar objetos e tem grande angústia ao tentar se desfazer deles, o que compromete a sua saúde mental, segurança e convívio social.

Deixe um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.