Coluna do jornalista Valdir Amaral

Ratinho visa Palácio do Planalto
No próximo dia 25 de março, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, deverá anunciar Ratinho Jr, como pré-candidato do partido à Presidência da República. O anúncio foi feito neste fim de semana pelo ex-governador e ex-senador de Santa Catarina Jorge Bornhausen (foto acima, de capa).
Bornhausen destacou a experiência e os valores políticos do governador de Goiás, Ronaldo Caiado e salientou o nome de Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Ambos devem concorrer à vagas no Senado, em 2026
Chantagem
O senador Rogério Marinho (PL-RN) está sendo acusado de “chantagear” o governador Ratinho Júnior (PSD), caso ele não desista de ser candidato à presidência da República.
Marinho é coordenador de pré-campanha presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e pediu que Ratinho Junior desista da campanha e apoie o filho do ex-presidente. Os dois se encontraram essa semana, na sede do Governo do Paraná, em Brasília.

Traição
Ratinho Júnior, que é o nome mais forte do PSD à sucessão do presidente Lula, em resposta, lembrou que essa seria “a segunda vez que o PL o traía”.
Durante a conversa, Marinho teria dito que, se Ratinho Jr. não abrisse mão da candidatura para apoiar Flávio, o PL iria fazer campanha para outro nome ao governo do Paraná. O acordo era que o governador apontasse seu sucessor, enquanto o Partido Liberal indicaria o candidato ao Senado no Estado, que possivelmente seria o atual deputado federal Filipe Barros.

Vice-presidente
O futuro político do governador Ratinho Jr. ainda é uma incógnita. Há que diga que ele desistiu da corrida pelo Palácio do Planalto, mas ele próprio ainda não definiu qual cargo irá disputar e mantém a narrativa de candidatura a presidente. Ratinho Jr. recusou a vaga de vice, oferecida pelo senador Flávio Bolsonaro.

Sem a bênção do pai?
Saiu na “Folha de S. Paulo”, que Ratinho, o pai, teme que uma candidatura presidencial de Ratinho Júnior possa prejudicar os negócios da família.
Por isso, o empresário e apresentador de TV prefere o filho como candidato a senador. Essa informação não foi confirmada.

Inovação e Tecnologia
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) lembrou dos investimentos do Governo do Paraná para fomentar projetos de inovação e tecnologia em 48 municípios do Estado, sete deles no Norte Pioneiro.
Em todo o Paraná foram liberados R$ 55 milhões para o setor, por meio do programa Pacto Pela Inovação. No total, o valor destinado à região é de R$ 8,7 milhões, o que representa 14,5% do total de municípios beneficiados e cerca de 16% do volume total de recursos distribuídos no Estado — um resultado expressivo para todo o Norte Pioneiro.

Inovação e Tecnologia 2
Os municípios do Norte Pioneiro contemplados com os recursos são Jacarezinho, Jaboti, Carlópolis, Ribeirão Claro, Bandeirantes, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos. O recurso será aplicado para melhorias em infraestrutura, ambientes promotores de inovação, capacitação, tecnologia e serviços inovadores.
Investimentos
Jacarezinho recebeu R$ 1,13 milhão para o Centro Integrado de Inovação e Tecnologia e Genius ParqueTec Norte Pioneiro. Jaboti vai investir R$ 1,4 milhão no Espaço Maker e Laboratório de Análise de Café Especial. Para Carlópolis foi R$ 1,36 milhão para o Centro de Inovação (Hub Físico), estruturando laboratórios de prototipagem industrial (Maker), estúdio multimídia e centro de treinamento tecnológico.
Investimentos 2
Ribeirão Claro recebeu R$ 1,23 milhão para investir no Centro de Inovação, Inteligência Artificial e Empreendedorismo. Já Bandeirantes ficou com R$ 1,23 milhão para o Programa Integrado de Inovação e Empreendedorismo (PIIEB), Hub Municipal Integrado de Inovação (CIATEC/AITEC/CEEP/Prefeitura) e Laboratório de Empreendedorismo.
Investimentos 3
O Coworking Municipal de Inovação e Laboratório de Prototipagem (Makerspace), de Santo Antônio da Platina, recebeu R$ 1,23 milhão, enquanto que, para o Espaço físico da Pré-Incubadora e Espaço Maker InovaSiq, em Siqueira Campos, foi destinado R$ 1,13 milhão. “Os recursos já estão depositados nas contas dos Fundos Municipais de Inovação, que já podem iniciar os investimentos em inovação e tecnologia para alavancar o desenvolvimento do Norte Pioneiro”, anuncia o deputado Romanelli.
Prêmio Nacional de Inovação
Por falar em inovação e tecnologia, o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI-NP) é um dos finalistas do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), que está na 9ª edição. O PNI é promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e reconhece empresas, instituições e ambientes de inovação que contribuem para o fortalecimento da cultura de inovação no Brasil. O SRI-NP compete na categoria pequeno porte. O anúncio dos vencedores acontece dia 26, como parte da programação do 11º Congresso de Inovação da Indústria, em São Paulo.

Destaque
O Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI-NP) reúne 16 municípios do Norte Pioneiro, em uma governança colaborativa que visa o desenvolvimento tecnológico, fortalecimento de parcerias e impacto socioeconômico sustentável. O ecossistema foi criado para integrar políticas públicas e ações voltadas à ciência, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento econômico.
Reconhecimento
Criado há 10 anos, o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro conquistou reconhecimentos nacionais, chegando a ser duas vezes finalista do Prêmio Nacional de Inovação. Também foi campeão da 7ª edição da competição, quando venceu na categoria Ecossistemas em Fase Inicial.
O SRI-NP promove eventos e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de inovação, como a GeniusCon, que reúne estudantes, professores, startups e lideranças para discutir e participar de atividades com foco em conexões e fomento da cultura de empreendedorismo no Norte Pioneiro.

Inauguração

A NG Materiais para Construção, que possui mais de 20 anos de experiência e é conhecida na região por suas unidades em Jacarezinho e Andirá, inaugurou sua sede na avenida Oliveira Motta, centro de Santo Antônio da Platina.
Presentes os proprietários Nivaldo Gobis, a esposa Celina, e os três filhos Caio, Cleber e Claiton.
O comunicador em cerimonialista Vilson Moreno, o prefeito Gil Martins, e sua vice, Terezinha Mayorky, a prefeita de Andirá, Ednyra Godoy Ferreira e seu marido, Francisco, Padre Jonas Rafael e Pastor Alberto Ignácio, o Beto, presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Vermelho, presidente da Associação Comercial e empresarial, Alex Schmidt, e vice-presidente Neto Villani, presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Alex Figueira, empresários, secretários, diretores e servidores da prefeitura, e jornalistas Nathaly Baraldi, da Rede Massa (SBT) e Valcir Machado (Npdiario).
Golpe do Pedágio
O deputado Romanelli faz um alerta sobre o novo golpe contra os usuários das rodovias no Paraná. Os golpistas criaram um site que manda e-mails com cobrança de valores de pedágio, inclusive do valor da multa. “Isso é tudo falso. A concessionária não envia notificações dos problemas, inclusive, do sistema, além do de placa por OCR, porque ninguém vai saber onde pagar isso”, pontuou.
Muitas dúvidas
Romanelli observa que desde o início da implantação do sistema de pedágio sem cancelas nas rodovias do Paraná, os deputados estão questionando a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) e as concessionárias, especialmente a EPR. “O modelo free flow ainda gera muitas dúvidas e dificuldades para os usuários. Prova disso é que, em todo o Brasil, já são mais de 3,1 milhões de multas, com penalidade de cinco pontos na CNH, o que evidencia que o sistema ainda está em fase de adaptação e precisa de mais clareza e orientação à população”, alerta.
Nota Paraná
Consumidores de quatro municípios do Norte Pioneiro foram sorteadores pelo programa Nota Paraná. Os sortudos são de Assaí, Cambará, Cornélio Procópio e Santa Mariana.
Carreta da Inovação
A Carreta da Inovação atendeu moradores de Uraí nesta semana. Os atendimentos aconteceram na Avenida Kotaro Itimura, na Praça Matriz da cidade, que teve atividades de inovação, tecnologia, ciência, empreendedorismo e lazer. O projeto é desenvolvido pela SEIA em parceria com a Seti, Fundação Araucária, Simepar, Senai e Sesc.

Ação Evangelizadora
A Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) participa do projeto “XII Plano de Ação Evangelizadora”, da Diocese de Cornélio Procópio. A parceria foi firmada entre o bispo da Diocese, dom Marcos José dos Santos e o presidente da Amunop, Paulinho Branco, prefeito de Sapopema. A Amunop possui 17 dos 21 municípios ligados à Diocese procopense.

Cronograma
O XII Plano de Ação Evangelizadora terá seis planos e deverá ser concluído em novembro. De março a junho, será concluída a elaboração do mapeamento e primeira escuta das comunidades e o estudo das novas diretrizes da CNBB. Em julho acontece a Assembleia Diocesana. Em agosto e setembro será realizada a segunda escuta das Comunidades. Para outubro está prevista a apresentação do esboço do XII Plano de Ação Evangelizadora e, em novembro, a Celebração e o compromisso da Assembleia Diocesana para a aprovação do XII Plano de Ação Evangelizadora.
Paraná Festivais
O Festival EnCena de Jacarezinho foi contemplado com o prêmio de R$ 300 mil pelo Programa Paraná Festivais, conquistando a nota máxima entre os 13 selecionados para o incentivo. A 21ª edição, que acontecerá de 18 a 29 de maio, trará espetáculos gratuitos para todas as idades em diversos locais da cidade. O prêmio, destinado a festivais com pelo menos 13 edições, foi conquistado pela trajetória artística e cultural do festival e seu impacto na comunidade local.

Acelera Paraná
O locutor de rodeios Marco Brasil estará em Jacarezinho na próxima quarta-feira, dia 18, para palestrar durante o Acelera Paraná, que acontece à tarde, no Conjunto Amadores de Teatro (CAT).
O encontro é voltado ao debate de estratégias para o fortalecimento do desenvolvimento econômico do Norte Pioneiro e vai reunir prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais das áreas de indústria e comércio, desenvolvimento econômico e setores relacionados.

Acelera Paraná 2
O Acelera Paraná tem o objetivo de promover a troca de experiências, discussão de projetos e articulação de parcerias que contribuam para o crescimento econômico dos municípios da região. Os interessados em participar podem realizar a inscrição antecipadamente. Saiba como participar em https://npdiario.com.br/cidades/jacarezinho-sedia-encontro-regional-sobre-progresso-economico/.
Morte de jovem
Um acidente resultou na morte de Breno Caíque Gomes dos Santos (foto abaixo), de 25 anos, nesta semana, em Santo Antônio da Platina. A colisão traseira ocorreu na BR-153. O caminhão que transitava atrás colidiu contra a traseira do que seguia à frente. Transportavam ovos e estruturas metálicas.
O corpo de Breno, que deixou duas filhas gêmeas(de quatro anos), foi sepultado no Cemitério Municipal de Bastos(SP) nesta sexta-feira, dia 13.
A batida deixou o condutor do caminhão atingido preso às ferragens. Equipes de resgate da concessionária EPR Litoral Pioneiro e do Corpo de Bombeiros foram acionadas imediatamente para o desencarceramento da vítima, que já estava sem vida.

Compartilhe isso:
- Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Compartilhar no X(abre em nova janela) X
- Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Compartilhar no X(abre em nova janela) X
- Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp