Coluna do jornalista Valdir Amaral

Curi tranquilo e confiante

O ex-secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, atualmente deputado federal pelo PSD e pré-candidato ao governo, e o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (Republicanos), pré-candidato ao Senado, cumpriram agenda em Jaboti, no Norte Pioneiro, neste sábado, dia dois.
Alguns deputados do PSD e vários prefeitos articulam o nome de Curi ao Governo do Paraná após pretenso descontentamento com Sandro Alex. Só que o próprio Curi não participa diretamente dessa pressão. Ele disse ao Npdiario que atenderá sempre a diretriz pedida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Expomorango



Diversas lideranças compareceram em Jaboti na Expomorango, como o deputado estadual Alisson Wandscheer, coordenador regional da Casa Civil, Juarez Leal Daio(foto), prefeitos platinense Gil Martins (foto), de Cambará, Walcir Joaquim, prefeito e vice de Wenceslau Braz, Luiz Carlos Vidal,o Polaco,e o vice-prefeito é Paulo Henrique Lima, conhecido como Rick, e o ex-prefeito de Ibaiti, dr. Anrtonelli.
Eleições 2026
Terminará quarta-feira, dia 6, o prazo para os eleitores que precisam realizar serviços de emissão da primeira via do Título Eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, atualização de dados e cadastramento biométrico (no caso de quem ainda não o realizou).
Para isso, é necessário acessar os serviços on-line do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná ou comparecer ao Cartório Eleitoral o quanto antes para evitar filas e possíveis transtornos.

Prazo
O fechamento do cadastro eleitoral ocorre 151 dias antes do pleito, conforme previsto na Lei das Eleições. Esse prazo permite que a Justiça Eleitoral organize a logística da votação, o que inclui a definição das Seções Eleitorais e a produção do material necessário para o dia da eleição. Neste ano, o pleito ocorrerá, em primeiro turno, no dia 4 de outubro e, se houver segundo turno, no dia 25 de outubro.
TCE-PR Conecta
Entre quarta (6) e sexta-feira (8), Jacarezinho será sede da penúltima rodada do “TCE-PR Conecta”, com cursos sobre monitoramento e avaliação das PPAs, reunião técnica sobre PCAs municipais e oficinas do Progov.
Ao todo, serão quatro capacitações presenciais do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) voltadas à melhoria da gestão pública.

Inscrições
As inscrições para os eventos técnicos estão abertas. A participação é gratuita. O público-alvo é formado por gestores, servidores e cidadãos do Norte Pioneiro interessados em atuar no controle social sobre a gestão pública. A última etapa desse ciclo de capacitações ocorrerá em Maringá, entre os dias 13 e 15 de maio.
Programação
A capacitação sobre Monitoramento e Avaliação do Planejamento Municipal (PPA) acontece dia 6 de maio (quarta-feira), das 8h30 às 17 horas, no Centro de Letras, Comunicação e Artes da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná). O curso tem como objetivo qualificar agentes públicos e integrantes do controle social para o acompanhamento e a avaliação dos programas previstos no Plano Plurianual (PPA), a partir da discussão de casos práticos, contribuindo para o fortalecimento do planejamento municipal.

Oficinas do Progov
Ainda na quarta-feira serão realizadas cinco oficinas da série Roteiros de Consistência de Dados (RCD), relativa a políticas públicas avaliadas pelo TCE-PR nas prestações de contas anuais (PCAs) dos prefeitos. Os temas abordam a Gestão de IPTU e ITBI em Administração Financeira; Defesa Civil em Meio Ambiente; Controle da Execução Contratual em Aquisições; Instrumentos de Planejamento em Saúde; e Funcionamento do Serviço de Informação ao Cidadão em Transparência. As oficinais acontecem das 8h30 às 17h, no Centro de Letras, Comunicação e Artes da UENP.
Reunião técnica
Também na quarta-feira (6 de maio), Jacarezinho vai receber uma reunião técnica voltada à revisão dos dados e informações financeiras que devem constar nas prestações de contas anuais (PCAs) dos municípios. No mesmo local dos eventos anteriores. O objetivo é apresentar as frentes de consistência – pessoal e caixa – para fortalecer a qualidade e a confiabilidade das informações financeiras que devem subsidiar as PCAs. A reunião é destinada especialmente aos contadores municipais.
Homenagem à médico

Foram promovidas nesta semana duas homenagens para Orlando Pinheiro Ferraz Filho (fotos) em Santo Antônio da Platina.
A Farmácia Municipal leva agora seu nome. Sobre a obra, reinaugurada pela atual gestão, a secretária municipal de Saúde, Cristina Mendes de Almeida, detalhou ao Npdiario que, na prática, o número de itens (remédios) à disposição varia a cada atualização da RENAME ( (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) geralmente a cada dois anos, por isso não existe um número único fixo por conta de todos que ficarão à disposição.
Mas, com base em dados recentes do Ministério da Saúde,Componente Especializado (CEAF): cerca de 78 medicamentos/fármacos e Componente Estratégico: cerca de 56 itens.
Ficará aberta das sete às 21 horas.
Homenagem à médico 2
A Enfermaria (acomodação coletiva) do Hospital Nossa Senhora da Saúde, onde o saudoso Orlando Pinheiro Ferraz, pai de Orlandinho, trabalhou como voluntário sem ganhar absolutamente nada, sendo Provedor durante vários anos, agora ostenta o nome do filho.
Cristiano Benedito Lauro, que foi Secretário de Assistência Social platinense, presidente do Conselho de Administração, e atualmente gerente do Nossa Senhora, informou à reportagem que são oito apartamentos em casa uma das duas enfermarias, mais dois leitos, e um berçário.
Nos dois eventos estavam parte da diretoria, familiares do homenageado, incluindo a mãe, dona Saúde, médicos amigos e autoridades. A Imprensa não foi convidada.
Homenagem 3
O médico viajava com amigos e a esposa, Ivonete, e iriam comemorar aniversário de 40 anos de casamento.
Ele tinha 64 anos, estava com sua motocicleta BMW 1.250 cilindradas quando sofreu o acidente. Aposentado, viajou a passeio com um grupo de amigos. A esposa seguiu de carro.
Muito querido por todos, deixou três filhos médicos, André, Bruno e Juliane e quatro netos.
Estudou na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
A viagem era para festejar o aniversário de 40 anos de casamento.
Planejamento Municipal
Confira abaixo a programação completa do “TCE-PR Conecta”. Na quarta-feira, dia 6, as atividades acontecem nas salas de aula do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). No período da manhã, das 8h30 às 17 horas, acontece a capacitação sobre Monitoramento e Avaliação do Planejamento Municipal – PPA.
Oficinas RCD
As cinco oficinas da série Roteiros de Consistência de Dados (RCD), relativas a políticas públicas avaliadas pelo TCE-PR nas prestações de contas anuais (PCAs) dos prefeitos também acontecem nas salas de aula do Centro de Letras, Comunicação e Artes da UENP. De manhã, das 8h30 às 12 horas, serão debatidos os temas: Meio Ambiente, com o assunto: Defesa Civil; Aquisições, com o assunto: Controle da execução contratual; e Saúde, com o assunto: Instrumentos de planejamento.
Transparência
À tarde, das 13h30 às 17h, uma oficina vai debater o tema: Transparência, com o assunto: Funcionamento do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Também acontece a Reunião Técnica – Revisão da Informação Financeira (PCA).
Dados e Soluções
Já nos dias 7 e 8 de maio, o TCE-PR Conecta vai abordar o tema: Dados e Soluções para a Gestão Pública, no Auditório do PDE da UENP. A programação de quinta será das 8h30 às 17h. Na sexta-feira, último dia de programação, o evento acontece das 8h30 às 12h. Mais informações pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones: (41) 3350-1744 ou 3350-1683.
Reforço
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou o investimento do Governo do Paraná em cinco cidades do Norte Pioneiro. Santo Antônio da Platina, Ribeirão Claro, Conselheiro Mairinck, Sapopema e Figueira receberam juntos quase R$ 100 milhões em investimentos para construção de barracão industrial e pavimentação asfáltica.
“O Governo do Paraná tem atuado em todas as frentes, com investimento no setor produtivo, infraestrutura e políticas sociais. Isso tem mudado a realidade da população. É assim que o trabalho precisa acontecer: com resultado concreto e melhoria real na vida das pessoas”, disse o deputado.

Santo Antônio da Platina
Para a Prefeitura de Santo Antônio da Platina foram liberados R$ 7,5 milhões para a pavimentação de ruas da Vila Coelho e compra de máquinas e veículos para fortalecer os serviços da prefeitura, com foco na melhoria das condições de mobilidade e manutenção urbana. Também foi anunciado, pelo governador Ratinho Jr. recursos para os bairros Colina Verde, Santa Mônica e Vista Alegre.
Ribeirão Claro
Para Ribeirão Claro foram destinados R$ 18,9 milhões para a revitalização das praças Max Klein e Ruy Barbosa e para aquisição de veículos, maquinários e pavimentação de estradas rurais. O prefeito Lisandro Bággio disse que, com a pavimentação de ruas e outras obras, o Governo do Paraná está ajudando a deixar a cidade ainda mais bonita “Estamos na divisa com São Paulo, em uma região que recebe muitos turistas. Somos o cartão postal do Norte Pioneiro”, reforça.
Conselheiro Mairinck
A prefeitura de Conselheiro Mairinck recebeu R$ 33,5 milhões, que serão aplicados na pavimentação da Estrada Rural da Vila São Pedro e da Estrada do Ribeirão do Erval até a ligação com a PR-153, além de ruas na área urbana por meio do Asfalto Novo, Vida Nova. Parte do recurso também será investida na aquisição de veículos e maquinários.
Sapopema
O prefeito de Sapopema, Paulinho Branco (PSD), que recebeu R$ 26 milhões, esteve no Palácio Iguaçu acompanhado do deputado Romanelli. O dinheiro será aplicado na realização de obras e na aquisição de equipamentos. “São R$ 7 milhões destinados à pavimentação sobre pedra irregular, garantindo mais qualidade, segurança e conforto para quem utiliza as vias da cidade. Somados a outros investimentos em maquinários, tratores e veículos, o total ultrapassa R$ 26 milhões”, destaca Romanelli.
Turismo
O prefeito Paulinho Branco destacou que Sapopema nunca recebeu tantos investimentos estaduais. “Essa melhoria nas estradas, tanto na área urbana quanto na rural, vai impulsionar ainda mais o turismo. Hoje já recebemos cerca de mil visitantes por fim de semana e esse número deve crescer significativamente”, afirmou.
Parceria Histórica
“A cidade avança porque as lideranças locais trabalham, acolhem e apresentam soluções para melhorar a vida das pessoas. Esse é um momento histórico. Essa é a maior parceria da história do Estado com Sapopema. Temos um grande prefeito e um governador que faz o Paraná seguir em frente”, comemora o deputado Romanelli.

Figueira
Para Figueira, os recursos somam R$ 8,8 milhões e serão investidos na construção de um barracão industrial, na implantação de uma cozinha comunitária, na pavimentação da Estrada Municipal Bela Vista e na compra de veículos e maquinários.
Amunorpi Mais Ideb
Por falar em Romanelli, o deputado líder do PSD na Assembleia Legislativa do Paraná destacou que o programa Amunorpi Mais Ideb é mais um exemplo da importância da parceria da Itaipu Binacional com as associações de municípios que ampliam a qualidade da educação pública no Paraná. “Estamos falando de um investimento de R$ 21 milhões para 2026, atendendo 23 cidades do Norte Pioneiro, 30 mil alunos e mais de dois mil trabalhadores da educação”, disse Romanelli no lançamento da segunda fase do programa, que aconteceu em Ibaiti.

Ideb
O Ideb, segundo Romanelli, é um indicador importante para monitorar a qualidade do ensino, estabelecer metas educacionais e orientar políticas públicas, avaliando o desempenho dos alunos em testes de português e matemática e a taxa de aprovação e fluxo escolar. Romanelli enfatiza que o foco do programa “Amunorpi Mais Ideb” é claro: fortalecer a alfabetização nos primeiros anos de escola, melhorar o Ideb e garantir mais qualidade no ensino público da região. “Além da entrega de material pedagógico, teremos encontros voltados à capacitação de professores e ao desenvolvimento de práticas inclusivas em sala de aula”, completa.
Escola do Futuro
Nova América da Colina terá a primeira Escola Sustentável da região. A nova unidade educacional terá foco nos princípios e práticas da sustentabilidade. Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), Paulinho Branco, prefeito de Sapopema, a iniciativa é da Itaipu Binacional e da prefeitura, que assinaram recentemente o convênio “Escola do Futuro”, para a implantação da futura Escola Municipal de Sustentabilidade.
Escola do Futuro 2
Segundo Paulinho Branco, a nova unidade de ensino terá investimentos de R$ 15 milhões, sendo R$ 14,3 milhões em aportes da Itaipu e R$ 750 mil de contrapartida do município. A meta, segundo ele, é melhorar as condições dos alunos do ensino fundamental.
Polícia de Fronteira
Um bandido de 43 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas neste fim de semana na rodovia BR-369, em Andirá.
A ação foi realizada por equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira de Ribeirão Claro (BPFron), durante uma eficiente operação de patrulhamento e fiscalização.
De acordo com a corporação, a equipe da Base Avançada de Fronteira de Ribeirão Claro realizava abordagens preventivas na região, conhecida como rota de crimes transfronteiriços, quando interceptou um ônibus interestadual que fazia o trajeto entre Foz do Iguaçu e São Paulo. Aconteceu por volta das 00h42m, nas proximidades do posto de combustível Fera, na Avenida Brasil, Vila Sarmento.
Detalhes no link abaixo:
Preso com 26 kg de maconha perto de POSTO de ANDIRÁ (VEJAM O VÍDEO)
Anibellinho e Anibellão
O ex-deputado Antônio Martins Anibelli, genitor do atual deputado Anibelli Neto, foi lembrado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior neste fim de semana, por conta da inauguração da ponte de Guaratuba, no litoral paranaense.
Entre os presentes na ocasião, destacaram-se os dois deputados que representam Guaratuba perante o Governo do Estado: Anibelli Neto (MDB) e Denian Couto (Podemos). Anibelli chegou junto com o governador e disse que sugeriu um nome para batizar a ponte, mas não quis dizer antes que o governador.
O pai chegou a incluir a construção da Ponte de Guaratiba na Constituição do Estado de 1989 – nas disposições transitórias, junto com o então deputado Orlando Pessuti.
Antonio Martins Anibelli nasceu em 1943 em Clevelândia. É filho do também político Antônio Anibelli e de Jacira Martins Annibelli. Casado com Yara Maria Baggio Annibelli, tem quatro filhos: Isabella, Mariana, André e o deputado Anibellinho, como é carinhosamente conhecido.
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, formado em 1968, foi um dos fundadores do MDB no Paraná. Em 1974 eleito deputado federal, reelegendo-se em 1978. Em 1982 foi eleito deputado estadual reeleito em 1986, 1990, 1994, 1998.
Ponte histórica
A Ponte de Guaratuba se consolida como um dos maiores marcos recentes da infraestrutura do Paraná não apenas pelo impacto logístico e turístico, mas também por dois fatores que chamam a atenção em um cenário nacional: custo inferior à média e tempo de execução reduzido em comparação a obras semelhantes.
Um levantamento da Secretaria de Infraestrutura e Logística aponta que o custo médio para construção de pontes desse porte no Brasil gira em torno de R$ 25 mil por metro quadrado. No caso da estrutura paranaense, o valor ficou na casa de R$ 18 mil por metro quadrado, o que representa uma redução de aproximadamente 28% em relação ao padrão nacional.
Além da economia, o tempo de execução também se destaca. Considerando o início efetivo das obras em 30 de abril de 2024, quando começaram as atividades de fundação com o uso de perfuratriz, a ponte foi concluída em dois anos, prazo considerado enxuto para uma estrutura dessa complexidade.

Carreta da Inovação
Mais duas cidades da região receberam nessa semana o programa Carreta da Inovação: Jaboti e Wenceslau Braz.
A unidade itinerante do Governo do Estado leva atividades de tecnologia, ciência e empreendedorismo para moradores de cidades em todo o Paraná. Com a passagem por mais estes dois municípios do Norte Pioneiro, o projeto itinerante completa a passagem por 105 cidades paranaenses, cumprindo o objetivo de democratizar o acesso a novas tecnologias e fomentar a cultura da inovação em todo o Estado.

Técnico em Enfermagem
A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Enfermagem, que vai atender prioritariamente moradores de Santo Antônio da Platina. As inscrições vão até dia 7 de junho e devem ser realizadas exclusivamente pela internet. A formação é gratuita, financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e será ofertada na modalidade presencial. Ao todo, são 35 vagas, com aulas no período noturno, facilitando o acesso de quem já está inserido no mercado de trabalho.

Técnico em Enfermagem 2
O curso tem duração de dois anos e nove meses e é voltado tanto para trabalhadores do SUS quanto para a comunidade em geral que possua Ensino Médio completo. O objetivo é de que a formação contribua diretamente para ampliar a oferta de profissionais qualificados e melhorar o atendimento à população. A previsão de início das aulas é para setembro. Para se inscrever, os interessados devem acessar o link https://www.espp.pr.gov.br/Noticia/EDITAL_14_2026_INSCRICAO_ALUNO_TECNICO_ENFERMAGEM_SANTO_ANTONIO_DA_PLATINA.
PSS para Professor
A Prefeitura de Santo Antônio da Platina também abriu, por meio do Edital 02/2026, Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratar temporariamente professores para atender a rede municipal de ensino. As vagas são destinadas a docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, com seleção composta por prova objetiva e prova de títulos (escolaridade e tempo de serviço). A prova objetiva será aplicada dia 24 de maio.

Inscrições
As inscrições são online e gratuitas. A contratação será por prazo determinado. O processo também prevê análise de títulos, que pode influenciar diretamente na classificação final dos candidatos. Para mais informações, acesse o link do Edital em https://santoantoniodaplatina.atende.net/cidadao/pagina/processo-seletivo-docentes-0022026
Compartilhe isso:
- Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Compartilhar no X(abre em nova janela) X
- Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Compartilhar no X(abre em nova janela) X
- Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp