O diretor da Difusora Platinense,Alexandre Marques Guimarães(foto) informou, nesta sexta-feira,dia 13, que a rádio deixará de ser AM(Amplitude Modulada) e passará a ser FM(Frequência Modulada) até o final deste ano, sendo provável até em agosto,”a troca de ondas médias para FM dará um salto de qualidade muito grande, o que beneficiará os ouvintes e anunciantes”,assinalou.
A mais antiga emissora do Norte Pioneiro é a atual Banda B, de Cambará, e em segundo, a Difusora, de Santo Antônio da Platina.Desde 1953,a 1.050 Khz atua com sucesso.Estabelecida atualmente na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1300, funciona no mesmo imóvel da Vale do Sol FM.
O ministério das Comunicações autorizou na última terça-feira (10) o termo aditivo da migração de 53 rádios AM do país para a faixa de FM. As rádios Cabiúna de Bandeirantes e Redentorista de Paranaguá, foram as únicas,por enquanto, no Paraná.
A assinatura do termo aditivo foi um dos últimos atos do processo de migração das AMs. Na sequência, as rádios devem apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a permissão de uso da radiofrequência. Depois da liberação gerada pelo órgão regulador, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM.
As rádios AM têm enfrentado queda de audiência e de faturamento devido a interferências na transmissão de sua programação.
Para fazer a migração, os radiodifusores terão de arcar com os custos referentes à diferença entre as outorgas de AM e de FM. Os valores variam de R$ 8,4 mil até R$ 4,4 milhões. A tabela elaborada pelo Ministério das Comunicações foi feita com base em critérios como índices econômicos, sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance. As emissoras também precisarão adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal.
Atualmente, 1.781 emissoras estão na frequência de AM em todo o Brasil, sendo divididas de acordo com o alcance: local, regional ou nacional. Ao todo, 1.386 pediram para mudar de faixa: 948 rádios já poderão fazer a migração em 2016, mas 438 emissoras terão de aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV no País.
As ondas AM apresentam um grande alcance, possuem uma frequência muito baixa, o que as sujeita mais à interferência causada pelos equipamentos eletrônicos do mundo moderno. Se a solução parecia ser a digitalização do rádio, na prática os testes mostraram que isso ainda não é possível no mundo, devido ao alto custo. Por isso, a solução encontrada foi a de as emissoras AM migrarem para FM. No entanto, conforme explicou o secretário do Ministério das Comunicações, essa migração não impede uma futura digitalização do rádio.
Das 4.600 emissoras comerciais, 4.200 têm página na internet, mas apenas 1.400 emissoras possuem aplicativos nos dispositivos móveis.
Compartilhe isso:
- Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Compartilhar no X(abre em nova janela) X
- Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Compartilhar no X(abre em nova janela) X
- Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp