Comparsa continua foragido
Um ataque a tiros efetuado por dois jovens ocorrido na manhã deste domingo (dia seis) em Jacarezinho, deixou dois mortos e dois feridos. O caso, que chocou a população foi rapidamente solucionado em operação conjunta da PM e Civil e a prisão do autor em apenas cinco horas após o crime.
Anderson Aparecido Cruz (fotos), conhecido como Mão, 36 anos, conhecido nos meios policiais, foi encontrado morto em frente à empresa Sincol, no centro da cidade. Nicolas Ferreira Rodrigues, o Nikinha,(foto) segunda vítima fatal do ataque, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na Santa Casa de Jacarezinho.
Um dos autores foi preso e outro continua foragido. Não se sabe ainda se ambos estavam armados.
Um rapaz de 21 anos e outro de 26 também foram atingidos pelos disparos, mas sobreviveram, receberam atendimento médico e, após alta hospitalar, prestaram relatos para o delegado do caso. Pedro Cáprio, operacional da 12ª Subdivisão Policial.
A rápida resposta das autoridades começou logo após o comunicado do incidente pela Polícia Militar, por volta das 7h10m. Equipes da Polícia Civil compareceram imediatamente ao local, acompanhadas por peritos do Instituto Médico Legal e do Instituto de Criminalística. No cenário do crime, os investigadores encontraram um veículo Ford Ka preto, abandonado, que passou por minuciosa perícia papiloscopista.
Durante o deslocamento pela Avenida Marciano de Barros, próximo à empresa Sincol, a PM encontrou uma pessoa caída no chão, com ferimentos no tórax e abdômen, sendo acionado o socorro, que constatou o óbito. O local foi isolado e acionado a Polícia Científica para perícia. A vítima foi identificada, homem, 35 anos.
Ao lado, havia outro indivíduo, 19 anos, o qual relatou ter presenciado os fatos, pois estava com a vítima no referido bar, quando em dado momento, os autores, também identificados, 20 anos e 23 anos, efetuaram disparos de arma de fogo contra a vítima, atingindo pelo menos mais outras três pessoas.
Depois dos disparos, ele colocou a vítima dentro de seu veículo Ford/KA para levar ao hospital, todavia, quando nas proximidades da empresa Sincol, na Av. Marciano de Barros, parou ou carro, a vítima desceu, caminhou alguns metros e caiu ao solo.
Ao mesmo tempo do atendimento, os PMs receberam a informação que três indivíduos tinham dado entrada, no Pronto Socorro local, também vítimas de disparos de arma de fogo: dois jovens 21 e 26 anos, ambos alvejados no braço esquerdo, e o terceiro, 25 anos, já em óbito.
Instantes após, enquanto atendiam situação no hospital e outras estavam em diligências para localizar os autores do crime, receberam a informação que um dos autores dos homicídios havia dado entrada no Pronto Atendimento Hospitalar da cidade de Ourinhos/SP (20 km de Jacarezinho).
De imediato, o 2º Batalhão fez contato com a Polícia Militar do 31° BPMI – Ourinhos-SP, onde foi designada um grupo para averiguar a informação, a qual foi constatada, tendo aquela equipe informado a Polícia Civil paulista para realizar o encaminhamento do elemento para a lavratura do auto de prisão em flagrante.
O trabalho integrado entre as polícias Militar e Civil resultou na rápida identificação e captura do autor do crime, um jovem de 20 anos, que foi localizado e detido no município de Ourinhos, estado de São Paulo. A prisão contou com apoio das forças policiais paulistas, após um intenso trabalho investigativo que incluiu o cruzamento de informações hospitalares e depoimentos das
As diligência da Civil, conduzidas pelo Grupo de Diligências Especiais (GDE) sob comando do delegado Pedro Cáprio, foram importantes. Durante o interrogatório, o suspeito confessou a autoria do crime.
Policiais Civis e Militares de Jacarezinho continuam nas buscas do segundo autor dos homicídios, contudo, ainda não foi encontrado. Os demais detalhes de como foi o fato e motivação crime serão levantados através de inquérito policial.
As investigações devem ser concluídas em 10 dias e serão investigadas com maior profundidade as causas do homicídio.
O homem preso não tinha antecedentes criminais. Ele foi autuado em flagrante e encaminhado para a Polícia Penal, onde se encontra à disposição da Justiça.
Os corpos dos dois foram velados na Capela Municipal do Aeroporto e o sepultamento nesta segunda-feira, dia sete.
O Npdiario acompanha o caso e traz atualizações a qualquer momento.