Ribeirão Claro aguarda ser “Cidade Resiliente”

O prefeitura de Ribeirão Claro encaminhou um pedido para que o município receba o título Cidade Resiliente. A certificação é concedida a cidades que preencham os requisitos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e significa que a cidade tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos danos de um eventual desastre natural. Até o final de 2015, 385 cidades no Brasil possuíam o título, mais de 2,6 mil no mundo.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), que integra o Ministério da Integração Nacional, lançou uma campanha para incentivar gestores públicos e cidadãos sobre as vantagens de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes.
A receita para diminuir o impacto das tragédias é a prevenção, com uso de práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem-estar e segurança dos cidadãos.
De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, Kleber Braz Dias, a ONU já entrou em contato confirmando a inscrição e o título deve ser concedido nas próximas semanas. “Agora temos que comprovar a aplicação de 10 passos para receber o título oficialmente”, explicou. “Será uma conquista importante para o município já que facilita a captação de recursos estaduais e federais em caso de calamidades”, concluiu.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.