Mais saúde, educação e desenvolvimento
Pinhalão dará um importante passo na expansão do saneamento básico. As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário iniciaram e nesta primeira etapa, contemplam a implantação de mais de 11 quilômetros de rede coletora. Com os investimentos, o índice de cobertura de esgoto passará dos atuais 4% para 30%, beneficiando mais de 600 famílias e comércios da cidade. A meta é alcançar 90% da população até 2033.
Para atingir esse objetivo, as obras serão realizadas em três etapas. A primeira será executada em 2026 e elevará a cobertura para 30%. A segunda, prevista para 2030, ampliará esse índice para 85%. Já a terceira etapa, programada para 2033, permitirá alcançar a meta de 90% de cobertura estabelecida para o município.

Neste ano, além da instalação da rede coletora, também serão implantadas estruturas fundamentais para o funcionamento completo do sistema de esgotamento sanitário, entre elas:
- Uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade para tratar até 5 litros por segundo.
- Três estações elevatórias de esgoto, responsáveis por impulsionar o resíduo até a estação de tratamento, superando os desníveis do terreno.
- Mais de 1 quilômetro de linha de recalque, tubulação que transporta o esgoto sob pressão entre diferentes pontos do sistema.
- 85 metros de emissário da ETE, estrutura responsável por conduzir o efluente tratado até o ponto de lançamento, garantindo segurança ambiental.
As obras serão realizadas pela Ambiental Paraná, empresa responsável pela gestão de esgoto de 52 municípios paranaenses, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Esses investimentos fazem parte do plano de aproximadamente R$ 2 bilhões que a Ambiental Paraná executará nos próximos anos no Estado. Desde janeiro de 2024, a empresa opera os serviços de coleta e tratamento de esgoto em municípios da região Centro-Litoral do Paraná e, desde 2025, ampliou sua atuação para outras cidades paranaenses, incluindo Pinhalão.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca a importância da parceria para a universalização do saneamento no Paraná. “A Sanepar já universalizou o acesso à água tratada, atendendo 100% da população nos municípios onde atua. Com esta parceria, estamos avançando para tornar o Paraná o primeiro estado brasileiro a universalizar o acesso ao esgotamento sanitário”, afirma.
Para Priscila Marchini, diretora-presidente da Ambiental Paraná, o início das obras representa um importante avanço para a qualidade de vida da população. “A chegada da rede de esgoto é uma transformação histórica para Pinhalão. Estamos levando mais saúde, desenvolvimento e dignidade para a população. Nosso compromisso é realizar as obras com responsabilidade, transparência e excelência, gerando benefícios permanentes para toda a comunidade”, destaca.
A Ambiental Paraná é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, e responsável, desde janeiro de 2024, pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, incluindo as atividades de execução de obras, operação, manutenção, ampliações, melhorias e implantações em 52 cidades do estado, por meio da Parceria Público Privada com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Ela é responsável pelo atendimento de 16 municípios da região Centro-Litoral do Paraná e por outros 36 municípios da região Centro-Leste. Ao lado da Sanepar, a Ambiental Paraná atuará promovendo o acesso à coleta e tratamento de esgoto de 90% da população das duas regiões, beneficiando mais de 800 mil pessoas até 2033.
Os municípios atendidos na região são: Congonhinhas, Ibaiti, Jaboti, Pinhalão, Ribeirão do Pinhal e Santa Amélia.
Compartilhe isso:
- Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Compartilhar no X(abre em nova janela) X
- Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Compartilhar no X(abre em nova janela) X
- Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp