Normalizado abastecimento de água em Santo Antônio da Platina

Depois de cinco dias

Após praticamente cinco dias, o abastecimento de água em Santo Antônio da Platina foi estabilizado. É o que garantiu, no início da tarde desta quarta-feira, dia nove, o Gerente Regional da Sanepar, Juarez Antônio Wollz (fotos).

Por causa da forte estiagem que afetou a região há várias semanas, a produção e o abastecimento de água foram bastante comprometidos gerando reclamações principalmente nos bairros atingidos. A razão é a falta de chuva.

               

“Há previsão e planejamento, só que a estiagem demora demais e mesmo assim, a situação está normalizada, fizemos mais um poço no ribeirão das Bicas, ampliamos a capacidade na cidade em 100 mil litros por hora; a dificuldade é que praticamente não há mais matas ciliares aqui e precisamos fazer manobras técnicas”, afirmou.

Ele também antecipou que não serão necessários rodízios.

Juarez está em Curitiba nesta quinta-feira, dia dez, participando de reuniões sobre o Plano Plurianual de Investimento e reivindica mais aportes financeiros para o município nos próximos quatro anos.

Lembrou que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
Em situações como a que aconteceu, a Sanepar sempre orienta à população uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e necessidades básicas. Evitar desperdícios: adie atividades não emergenciais, como lavagem de carros e calçadas. Reutilize a água do enxágue da máquina de lavar ou do tanque para lavagem de calçados, pisos, tapetes, rega de plantas e mesmo para descarga de vasos sanitários. Verifique vazamentos em torneiras e tubulação interna do imóvel. Reduza o tempo de chuveiro e mantenha fechada a torneira em atividades como escovar os dentes, fazer a barba e lavar a louça.

 

Deixe um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.