Delegado alerta de novo sobre golpes virtuais (assistam)

E-mails, mensagens, telefonemas ou sites fraudulentos 

A Polícia Civil orienta a população para que sempre fiquem atentas com contatos realizados que peçam para clicar em links, pois é uma técnica utilizada pelos golpistas chamada de “fishing” (‘pescar’, em inglês). O delegado Rafael Guimarães (vídeo) adverte a população novamente, como já fez em outras ocasiões.

Os ataques usam e-mails, mensagens de texto, telefonemas ou sites fraudulentos para enganar as pessoas a compartilhar dados confidenciais, baixar um programa e se expor a crimes cibernéticos, normalmente enviando um link para a vítima clicar.

Os temas usados pelos golpistas geralmente são “uma transação suspeita foi verificada”, “sua conta foi suspensa”, “verificamos um débito” ou “você foi sorteado”, “você tem pontuação para trocar por viagens e prêmios”.

No último fim de semana vários SMS tem sido enviados com mensagem supostamente dos Correios dizendo que “sua encomenda está retida” e enviam um link. Claro que é mais um golpe.

Sempre desconfie de contatos que orientem a clicar em links ou passar senhas, pois muito provavelmente sejam golpistas querendo ter acesso aos dados.

O objetivo dos criminosos geralmente é aplicado por e-mail, mas também pode surgir de uma mensagem SMS, por exemplo. O objetivo é “furtar” dados confidenciais, como número e senha de cartão de crédito e informações de login, ou instalar malwares (softwares maliciosos) no dispositivo da vítima.

Veja também: https://npdiario.com.br/comportamento/policia-civl-alerta-santo-antonio-sobre-golpes-bancarios-assista/

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.