Data marca retorno dos combatentes da Segunda Guerra Mundial
Na Alvorada (primeira luz ou claridade que surge ao amanhecer) da última quinta-feira o sargento Antônio Félix Martins, comandou o Dia do Veterano do Exército Brasileiro no Tito de Guerra 05-004, na sede da unidade no centro de Santo Antônio da Platina.
Comemorado em 18 de julho, o termo veterano foi inicialmente indicado para se referir aos militares da reserva remunerada e reformados. posteriormente, o comandante do Exército o estendeu para o tratamento a todos os reservistas, para fins de comunicação social.
A data foi escolhida por conta do retorno vitorioso ao Brasil dos militares do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira da Itália em 1945.
“Estando como chefe de instrução, agradeço a Deus pela oportunidade de viver esse momento e estar reunindo tantos irmãos de farda, entusiastas que jamais deixarão de cultuar nossos valores e nossas crenças; jamais deixarão de honrar nosso hino e nossa bandeira. Veteranos: sejam sempre difusores dos bons costumes aqui ensinados, continuem disseminando na sociedade as lições aprendidas, os atributos adquiridos e os frutos colhidos pelo emprego da disciplina e da hierarquia”, afirmou o sargento Félix.
Participaram o capitão Angelino José de Siqueira, do Corpo de Bombeiros Militar; Luiz Fernando Coelho, Atirador da Turma de 2007 e sargento do Corpo de Bombeiros,; Junior César Golucho Barbosa, Atirador em 2001 e sargento da PM; Nelson Lauro de Moraes Castro, Cabo da PM; Andrei Jerzi Screnski, sargento e Policial Rodoviário Federal; e o Jornalista Valcir Machado, diretor do Npdiario.
João Evaristo Inácio, soldado da Turma de 1952, do antigo 13º Regimento de Infantaria, Ponta Grossa; Antônio Albano, Atirador da Turma de 1954, do Tiro de Guerra; e Ari Audi, Atirador de 1851, foram homenageados.
,