Fecomércio homenageia empreendedores do Norte Pioneiro

Edina Bordignon e Romildo Peracin receberão Comendas

Na Farmácia do Romildo, na rua Dom Pedro II, centro de Santo Antônio da Platina, é possível encontrar um homem de cabelos e bigode grisalhos, sempre sorridente e solícito.É católico, casado, tem três filhos e quatro netos.Foi vereador e é comerciante conhecido e respeitado no Norte Pioneiro.
Na Construcasa Bordignon (Santo Antônio da Platina, Quatiguá, Ourinhos/SP, Jacarezinho, Assis/SP ou Joaquim Távora)uma moça bonita e sorridente é sempre vista, ao lado do marido,afável.É religiosa, tem um casal de filhos e estudou Administração e Ciências Contábeis em Ourinhos(SP).Ela é empresária conhecida e respeitada na região. Será a segunda vez em 13 edições que o prêmio será dado a uma mulher.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em comemoração ao Dia do Comerciante, promoverá na próxima sexta-feira (13), a 13ª edição do troféu Guerreiro do Comércio, em que destaca empresários e trajetórias de sucesso paranaenses.
Os dois norte-pioneirenses receberão a honraria.

Neste ano, 45 empresários ligados a sindicatos filiados à Fecomércio PR serão agraciados com a homenagem, em Curitiba, em evento celebrado no Centro de Eventos Expo Unimed, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Os premiados são indicados segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial. Com o prêmio, a Fecomércio PR pretende destacar os empreendedores que geraram oportunidades de trabalho e ajudaram a impulsionar e desenvolver o Paraná e o país. As histórias profissionais e pessoais passam por homens e mulheres inovadores e criativos ao empreender e por novos e antigos negócios que vencem desafios diários e crises para manutenção de empregos.
Comenda– Na oportunidade em que premia empresários de destaque, a Fecomércio PR entrega a comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”. A honraria completa 50 anos de existência em 2018, destacando importantes nomes do cenário paranaense.
Desde sua criação, a homenagem foi entregue a apenas 23 personalidades e, nesta edição, contempla outras três: o Coronel da Reserva da Polícia Militar do Paraná, Sérgio Luiz Malucelli; o Administrador de Empresas de Logística, Luiz Henrique Tessutti Dividino, e o Serventuário da Justiça, Waldemiro Weiss.
Aos homenageados serão entregues medalhas no formato da Cruz de Malta – um desenho formado por oito pontas –, que representa uma pessoa observadora, confiável, inventiva, habilidosa, distinta, sábia, perseverante e encorajadora.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt, pontua a importância de reverenciar tão importantes personalidades e empresários paranaenses. “Com as dificuldades enfrentadas pelo país na área político-econômica, o comércio vem lutando valentemente pela sua sobrevivência e pela sua adequação aos novos tempos de transações digitais. São dois desafios de natureza distinta, mas de igual importância e intensidade. Por isso é tão importante reverenciarmos aqueles que se destacam na sua atividade, pelo dinamismo, pela inovação, pelas estratégias de marketing e de venda”, destaca Bittencourt.
Desde que o prêmio “Guerreiro do Comércio” foi criado, em 2006, 633 empresários – de um total de 500 mil empresas paranaenses – foram homenageados.

Romildo Peracin, indicado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santo Antônio da Platina (Sindilojas Santo Antônio da Platina) começou a trabalhar com apenas 10 anos de idade como engraxate e vendedor de biscoitos. Dois anos depois, ingressou na Farmácia França, onde ocupou diversos cargos, até destacar-se na função de balconista.
Em 1967, cinco anos depois, foi trabalhar na Farmácia Platifarma, e mais tarde foi contratado pela extinta Goldfarma, na qual ocupou o cargo de gerente por aproximadamente 30 anos, tornando-se sócio-cotista.Em janeiro de 1993, tornou-se proprietário da antiga Garbelini Garbelini & Cia. Ltda., que passou a se chamar Farmácia do Romildo. Em 1988, foi eleito vereador da cidade, permanecendo no cargo até 1992. Com o apoio da esposa e dos filhos, comanda a farmácia e, em 2018, soma 56 anos de dedicação à saúde dos clientes.

Edina Bordignon de Oliveira começou a trabalhar aos 18 anos ajudando os pais, em Quatiguá.
Depois, assumiu a direção dos negócios com os irmãos Roberto, Marilda, Roberta e Edson.
É casada com Marcos Chiste, com quem tem os filhos Luiz Antônio e Isabela.
O sindicato que Edina representa tem apenas um no Paraná e ela será homenageada representando 10 mil lojas.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.