Andirá realiza 1º Trilhas e Caminhadas Ecológicas

Promovido pela prefeitura

Andirá, muito em breve, vai se tornar um importante pólo de turismo rural (uma das vertentes das políticas de desenvolvimento do turismo). Os trabalhos de organização, planejamento, orientação, criação de leis e inserção em órgãos regionais e estaduais do setor já mostram o quanto o município começa a identificar como uma prospecção real de potencial econômico.
Neste sábado, dia 20, aconteceu o primeiro Roteiro Trilhas e Caminhadas Ecológicas de Andirá (fotos), promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Sindicato Rural, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e proprietários rurais da comunidade.
O evento marcou a finalização de mais um curso de capacitação, com foco em donos de propriedades rurais, sobre como explorar suas produções, belezas e espaços físicos, tornando-os, atrativos, também, do ponto de vista da ampliação de geração de renda. A Prefeita, Ione Abib, os Secretários do município, representantes de instituições (como, por exemplo: Rotary Clube ACEAD – Associação Comercial, Empresarial e Agrícola de Andirá), participaram desta primeira trilha.


O Roteiro começou na Chácara do Grau (dos proprietários Junia e Grau). O potencial de exploração, lá, é na pescaria (pesque pague e Pesca Esportiva). Também há uma área de lazer, animais, pomar, campo de futebol, memorial com peças antigas da família – dos pioneiros portugueses. Na seqüência, os visitantes conheceram o Sítio São Domingos – Recanto das Rosas, dos proprietários (Ana Del Padre e Alberto). Eles foram recepcionados pela família Del Padre com um café colonial e música ao vivo na sanfona. Lá, o encanto também é bem diverso: Parque da Jabuticabeira, Pomares com frutas exóticas, e uma enorme plantação de rosas (uma das especialidades que promete tornar a cidade uma referência regional nestas produções).
A Fazenda São João (de propriedade da Prefeita, Ione Abib) foi, também, outro destino do passeio. É um espaço que mistura belezas naturais, religiosas e históricas. No local, os visitantes conheceram a máquina de café mais antiga da região. Uma relíquia histórica incrível e imponente, que remota aos tempos áureos do café. No local, também houve visitação à capela da Fazenda e espaços naturais belíssimos.

No Distrito Nossa Senhora Aparecida (Patrimônio), os visitantes foram recepcionados por um “Almoço da Roça”, feito, com muito carinho, por vários moradores rurais que integram o projeto. Comida típica, que encanta os visitantes. No mesmo bairro, na programação, também estava à visita a mais antiga Máquina de Arroz da região, em atividade. O arroz, que leva o nome do bairro, é vendido em pacotes no local. Um local, com maquinas antigas, que ajuda a contar a história do bairro e da cidade.
O “Sitio da Bianca”, foi outro roteiro. Uma área grande, com espaços naturais muito bem cuidados, plantação de abacaxis, pomares, e uma casa com piscina – que a família aluga para temporadas. Outro atrativo pra lá de especial são os artesanatos produzidos e vendidos no local, feitos com “cabaças”. Todos ficaram encantados e adquiriram as peças artísticas.
Bananas Passas, peças antigas, acesso às belezas naturais do Rio Paranapanema e um investimento forte na produção e diversidade de flores e plantas (com espaço específico que encanta) são os atrativos do “Sitio Pedacinho do Céu”, dos proprietários Célia e Eduardo, apresentados aos visitantes. Local acolhedor, que respira a natureza e encanta os olhos. O caldo de cana (garapa) foi um atrativo à parte. Os pacotes de bananas passas estavam à venda e muitos visitantes apreciaram.
O roteiro turístico terminou no “Rancho Dusvô”, de propriedade de Deize e Walter, eles foram recebidos com um café da tarde. O espaço também é incrível, acolhedor, à beira do Rio Paranapanema, envolto a uma natureza exuberante. Além da gastronomia, plantação de palmito, outro ponto forte do Rancho é o turismo náutico, com passeios de lancha proporcionados aos que visitam.


A Prefeita, Ione Abib, destacou que este projeto redescobre Andirá, suas potencialidades, mostrando a toda região as belezas da cidade. “Terra linda, maravilhosa, abençoada por Deus! Precisamos descobrir, valorizar e mostrar nossos cantos, recantos e encantos”. A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, enfatizou que é preciso buscar e investir em novos potenciais econômicos: “Estamos diagnosticando um novo potencial econômico. Os proprietários rurais estão comprando a idéia e o sonho. A parceria com o Sindicato Rural tem sido muito importante neste processo. O apoio da Prefeita Ione Abib e a visão de geração de emprego e renda, têm sido fundamental. Nossa Andirá é linda”, destacou.
O evento contou com a presença do Welington Trautwein Bergamaschi, Presidente da Atunorpi (Associação do Turismo no Norte Pioneiro); uma importante instituição que ajuda os municípios na mobilização e implantação dos projetos voltados à área. Toda condução da Trilha foi realizada pelo Instrutor do Senar, José Rivaldo, que, também, ministrou o curso e orientou cada um dos proprietários sobre as ações de planejamento, detectando os potenciais turísticos.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.