Artesanato em fibras de bananeira em Andirá

As vagas estão abertas e são limitadas

A Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, e o Sindicato Rural, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) trazem para a comunidade o curso de Artesanato em Fibras de Bananeira (Cestaria e Trançados).
O curso terá certificação com 56 horas, acontece no começo de novembro, no Cine Teatro São Carlos, sob coordenação da Instrutora Cleide F. Mattos, e está direcionado para o trabalhador e para o produtor rural.
O objetivo é Desenvolver técnicas de trançados em taboa e fibra de bananeira para a elaboração de objetos utilitários ou artesanais.
Para participar do curso, o interessado precisa ter, no mínimo, 18 anos e ser alfabetizado.
No conteúdo programático, os debates serão os seguintes: Artesanato como recurso financeiro; Histórico do Artesanato em Taboa e Fibra de Bananeira; da Lavoura à Colheita; Escolha do material a ser utilizado; Beneficiamento; Ferramentas Utilizadas; Tingimento / Coloração (cores primárias, secundárias e terciárias); Técnica de Confecção da trança de nove “pernas”; Técnica de Confecção da trança de 4 “pernas”; Técnica de Confecção do tecido “xadrez” em palha aberta; Técnica de Confecção do tecido “xadrez ”em palha torcida; Técnica de Confecção do tecido “favo”; Técnica de Confecção do cordão de quatro “pernas”; Técnica de Confecção do cordão de três “pernas” e Medidas de Segurança no Trabalho, Responsabilidade Social e Ambiental (desenvolvidas ao longo do curso).
As inscrições podem ser feitas na Prefeitura (na Secretaria de Cultura e Comunicação). Informações também podem ser sanadas pelo telefone: (43) 3538.8100.
Este é o segundo curso voltado ao artesanato realizado este ano (o primeiro foi de Artesanato em Bambú), na parceria da Secretaria de Cultura e Comunicação com o Sindicato Rural/Senar.
Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.