Cohapar presta auxílio à Ibaiti

O chefe de gabinete e superintendente de Relações Institucionais da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), João Naime Neto, recebeu nesta quarta-feira (24) a visita do prefeito de Ibaiti, Beto Regazzo. No encontro, eles conversaram sobre a situação dos empreendimentos habitacionais em construção no município e reforçaram a parceria de trabalho para a conclusão das obras e contratação de novos projetos.

Uma das principais preocupações das autoridades é com a finalização das obras de 50 casas populares do programa Minha Casa Minha Vida. Contratadas na modalidade Sub 50, que atende municípios com menos de 50 mil habitantes, as unidades encontram-se com cerca de 76% do cronograma realizado.

Reunião com os representantes do banco em São Paulo, que estipulou um prazo para resolver a situação, acabou sendo descumprido”

As obras, no entanto, estão atualmente paralisadas devido à falta de repasses de recursos do Banco Cobansa, agente financeiro responsável pela gestão do dinheiro do programa neste empreendimento.

De acordo com o diretor de Obras da Cohapar, Roberto Erzinger, a empresa tem atuado de forma integrada à administração municipal para sanar o problema e entregar os imóveis o mais breve possível às famílias selecionadas. “Realizamos reuniões com os representantes do banco em São Paulo, que estipulou um prazo para resolver a situação, mas que acabou sendo descumprido”, explica.
Outras ações – Os representantes do governo estadual e da prefeitura também discutiram detalhes sobre a entrega de 127 moradias em construção financiadas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de R$ 5,2 milhões. Com 82% do cronograma executado e obras em ritmo normal, as casas devem ser concluídas nos próximos meses. Paralelamente, a equipe municipal também iniciará em breve obras de infraestrutura para atender os novos moradores da região.
O FGTS também será usado para viabilizar um projeto de mais 144 casas. O projeto elaborado pela Cohapar está no final da etapa licitatória para definição da construtora responsável. Os documentos serão posteriormente encaminhados à Caixa Econômica Federal para análise e liberação dos recursos, estimados em R$ 9,7 milhões.
Outra frente de atuação do poder público é na construção de casas na área rural de Ibaiti. Nos últimos anos, 32 unidades foram entregues a agricultores familiares da localidade e outras 11 unidades serão entregues nos próximos meses.
Segundo Naime Neto, o volume expressivo de projetos demonstra o sucesso da parceria de trabalho entre os diferentes níveis de governo. “Ibaiti é um exemplo de como a união de esforços do poder público beneficia as famílias que mais precisam. Em todo o Paraná, por determinação do governador Beto Richa e do presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, tem sido assim”, avalia o chefe de gabinete.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.