Consórcio pode ser solução para UPA de Santo Antônio da Platina

Prefeitos e deputados podem se reunir com ministro

Reunião na noite desta quarta-feira, dia primeiro, no gabinete do prefeito Professor Zezão(PHS) apontou possíveis soluções para a questão da UPA(Unidade de Pronto Atendimento) de Santo Antônio da Platina, obra pronta mas desativada por carência de recursos financeiros para sua manutenção.
Presentes também no encontro o deputado federal Alex Canziani (PTB), o vice-prefeito Francisco Monteiro, o Chico Aramon(PMN), os vereadores Luciano Moraes, o Vermelho (PTB) e Genivaldo Marques (PSDB), ex-vereadores Gil Martins (PMDB) Cláudio Cação(PMDB), o empresário Guerino Zanetti Filho, o “Nego Baterias”, que é voluntário e conselheiro do HC, além dos secretários do Planejamento Airton Sérgio Diniz, da Pecuária, Agricultura e Meio Ambiente, Luis Carlos da Silva, e de Obras, Everton José Panegada(PMN), que é vereador licenciado, o advogado Mateus Pelizzari, e os jornalistas Marcos Junior e Valcir Machado.


O chefe do executivo reafirmou não haver disponibilidade de adquirir o imóvel por R$ 2,2 milhões(valores da época da construção) e R$ 2,8 milhões corrigidos. O terreno foi doado pela prefeitura.Não foi possível pagar em 24 vezes como chegou a ser cogitado, porque o Tribunal de Contas da União exige quitação só à vista.
Juridicamente impossível uma cessão real de uso(comodato) ao Hospital do Câncer.E o HC alega também não ter dinheiro para adquirir a unidade de saúde.

         

Canziani sugeriu fazer um consórcio bancado com emendas de deputados federais com votos na região(caso de João Arruda/PMDB, Rubens Bueno/PPS e Diego Garcia/PHS, por exemplo) e cada um destinar para os cofres platinenses repassarem ao governo federal.
Também foi aventada a possibilidade de um encontro extrordinário na Associação dos Municípios do Norte Pioneiro(Amunorpi) para que os parlamentares viabilizem juridicamente repasses das respectivas prefeituras para o pagamento do valor integral da UPA.
O deputado federal Alex Canziani agendará uma reunião com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, nos próximos dias visando solucionar definitivamente o problema. “Como o caso possui vontade política, também deputados estaduais devem se envolver, lembrou.
Nego Baterias discorreu sobre a importância do Hospital do Câncer de Londrina, a quem colabora há 12 anos, assim como uma loja maçônica local da qual faz parte.
A UPA possui 1.200 metros quadrados.A obra tem uma sala para recepção, sala para atendimento social, sala para classificação de riscos, para exames comuns, exames diferenciados (odontologia), depósito para material de limpeza, sala de urgência, área para guardar equipamentos, sala para diagnóstico terapêutico, para eletrocardiografia, sala de sutura, de gesso (fraturas), de inalação, de aplicação de medicamentos, de radiologia, vestuários masculino e feminino, arquivos, salas de observação masculino, feminino e infantil, posto de enfermagem,quarto individual, lavanderia, sala de esterilização de vestuários, sala para cadáveres, quarto para plantonistas masculino e feminino, sala de estar para funcionários, copa, área de recepção de alimentos, despensa para alimentos, sala de armazenamento de resíduos, apoio administrativo, sala de reuniões e outras repartições, como arquivos e posto policial.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.