Mutirão da Copel retira 420 quilos de cabos irregulares

Ação regularizou 32 postes e faz parte de força-tarefa para aumentar segurança

A Copel promoveu um mutirão de regularização das redes de telecomunicações em Cornélio Procópio. A iniciativa resultou na adequação de 32 postes e na retirada de 420 quilos de cabos e materiais sem uso ou instalados em desacordo com as normas técnicas.

Os trabalhos foram realizados na Rua Quintino Bocaiuva e na Avenida Santos Dumont, com a participação de três empresas de telecomunicações. Durante a operação, foram removidos cabos desativados de internet e telefonia, além de fios excedentes ou instalados de forma irregular, conforme os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsáveis pela regulamentação do compartilhamento dos postes.

De acordo com o técnico regional de Compartilhamento de Estruturas da Copel, André Sena, a regularização das redes representa um ganho significativo para a segurança da população.

“A regularização das redes de telecomunicações e dados traz benefícios diretos para a população, além de reduzir os riscos associados a cabos soltos e instalações irregulares”, destacou.

A companhia reforça que a manutenção e a regularização dos cabos de telecomunicações são de responsabilidade das operadoras, conforme determinam as regras de compartilhamento dos postes. A fiscalização realizada pela Copel é contínua e busca garantir que a ocupação das estruturas ocorra dentro dos padrões técnicos e de segurança exigidos pelos órgãos reguladores.

Quase uma tonelada retirada em três meses

Os resultados dos mutirões realizados em maio, junho e julho demonstram o avanço da força-tarefa em Cornélio Procópio. Nos três meses, quase uma tonelada de cabos de telecomunicações sem uso ou em situação irregular foi removida da cidade.

Em todo o Paraná, a ação também apresenta números expressivos. Somente neste ano, a Copel já retirou mais de 40 toneladas de fios de internet e telefonia instalados inadequadamente ou abandonados nas redes.

População pode denunciar irregularidades

A Copel orienta que moradores comuniquem situações envolvendo cabos soltos ou instalações irregulares. As denúncias podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800 51 00 116, contribuindo para a identificação de problemas e a realização de novas ações de fiscalização.

Novo mutirão já tem data marcada

A força-tarefa terá continuidade nos dias 25 e 26 de agosto, quando equipes atuarão nas ruas Benjamin Constant, Marechal Deodoro da Fonseca e Alagoas. As operadoras de telecomunicações que possuem redes instaladas no município já foram notificadas para participar das adequações.

A expectativa da Copel é ampliar o número de regularizações e a retirada de materiais irregulares, promovendo mais segurança para a população e uma infraestrutura de telecomunicações mais organizada em Cornélio Procópio.

Deixe um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.