Polícia Civil Platinense combate furto de energia elétrica (vídeo)

Delegado adverte que ligação clandestina é crime

Na manhã desta terça-feira, no bairro Santa Terezinha (Antiga Vila 40), o delegado de polícia  Rafael Guimarães e investigadores se dirigiram até um estabelecimento comercial após receberem informação da possível ocorrência de furto de energia elétrica (“Gato”), pois foi relatado que no local estariam saindo frequentes faíscas da rede elétrica.

Ao chegarem, acionaram a Copel para confirmar tecnicamente o furto de energia elétrica e a auxiliar no corte da fiação clandestina. O proprietário não se encontrava no local, mas já está indiciado pelo cometimento de crime de furto.

O delegado alerta dizendo que os chamados Gatos para desvio de energia elétrica, sinal de televisão a cabo e outras formas de energia constituem o crime de furto, cuja pena é de um a quatro anos e multa (artigo 155, §3º, do Código Penal).

O delegado também salienta que existe um enorme risco à população pela prática desse crime, pois o próprio morador e vizinhos correm risco de serem vítimas de incêndio, as ligações clandestinas sobrecarregam os componentes da rede e podem causar falhas e interrupção no fornecimento e também refletem no valor da tarifa aos demais consumidores, que são obrigados a arcar com o custo da energia furtada.

Por fim, dr. Rafael informou que está sendo iniciada uma força-tarefa junto com a COPEL para o combate desta situação, sendo que novas abordagens pela Polícia Civil serão realizadas nos próximos dias. Caso o imóvel tenha ligação elétrica clandestina, o morador será preso em flagrante, advertiu o delegado.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.