Tenda Orgânica em Bandeirantes

Toda quarta-feira a cada quinze dias, acadêmicos do Campus Luiz Meneghel da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizam, em Bandeirantes, a Tenda Orgânica do GEAK com produtos certificados de agricultores familiares da região. O projeto, que é realizado pelo Grupo de Estudos em Agroecologia Kaa´Pora (GEAK), tem conquistado o consumidor da cidade que vê na iniciativa uma possibilidade de ter na mesa alimentos livres de agrotóxicos.
Igor Graciano, aluno do mestrado de Agronomia da UENP, conta que três agricultores com certificado e credibilidade disponibilizam os produtos para venda na Tenda Orgânica. “A ideia é agregar mais agricultores com o tempo. Esses alimentos têm selo, certificado de qualidade”, destaca. “O intuito da Tenda é trazer produto orgânico, ofertar, dar condições para a população aqui de Bandeirantes ter acesso a esse produto de qualidade a preço justo”, disse Igor Graciano. “A gente não tem lucro com a Tenda. Nossa ideia é vender o produto”, enfatiza.

A gente sempre pede que o consumidor traga a sua sacola de casa, o que é uma forma de pensar a questão da sustentabilidade”

O projeto, que hoje é realizado por estudantes dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, contou, no início de sua formação há um ano, com a participação de acadêmicos dos cursos de História e Filosofia do Campus de Jacarezinho, recorda Lucas Nogueira, estudante do 5º ano de Ciências Biológicas do CLM. “Com o tempo, permaneceu somente o pessoal de Bandeirantes que se encontra toda semana para reuniões nas quais discutimos diversos assuntos sobre agroecologia”, comenta.
O grupo possui várias frentes de trabalho, ressalta Lucas. “A gente tem o viveiro de mudas, a tenda orgânica, um trabalho com bioconstruções e com hortas comunitárias. Mantemos uma horta no colégio dos idosos e fazemos hortas em repúblicas também”, destaca. Segundo o acadêmico, o grupo, que conta com cerca de 20 pessoas, realiza ainda trabalho com reciclagem de alimentos e resíduos, plástico, garrafa pet. “São vários projetos em que a gente atua e a galera dos cursos que estão envolvidas”, pontua.

A Tenda Orgânica tornou-se também um espaço para conscientização. “A gente sempre pede que o consumidor traga a sua sacola de casa, o que é uma forma de pensar a questão da sustentabilidade”, disse Igor.
O diretor do Centro de Ciências Tecnológicas do CLM, Carlos Eduardo Ribeiro, comenta que desde o início das atividades do GEAK, ele adquire alimentos da Tenda e recomenda. “São muito bons e são mais saborosos ao meu ver”. Ele enaltece a iniciativa dos estudantes. “Acho maravilhosa essa iniciativa dos acadêmicos. Além de ser excelente para o nosso planeta é também muito importante para nossa saúde, uma vez que os alimentos são livres de agrotóxicos’, acentua o professor.
Para realização das atividades, o grupo conta com apoio do Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Agroecologia, Sustentabilidade e Produção Orgânica da UENP (Nepasp), do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT) e do C.A. 3 de setembro. Os estudantes se reúnem todas as quintas-feiras, às 18 horas, no departamento de Ciências Biológicas do CLM para reuniões do grupo de pesquisa. O espaço é aberto a participação da comunidade. Para saber mais sobre o projeto, acesse o site http://kaaporagroecologia.wixsite.com/geak ou facebook por meio do endereço www.facebook.com/tendaorganicadogeak

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.