Iniciam aulas da “AMP Itaipu 4.0” no Paraná

Atinge 16 mil servidores com investimentos de R$ 48 milhões

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, participou, na tarde desta quinta-feira (18), da aula inaugural do “Programa de Capacitação AMP Itaipu 4.0”, que vai beneficiar 16 mil servidores e servidoras municipais das 399 cidades paranaenses.

A participação foi on-line, a partir do Centro Executivo da Itaipu. O vídeo está disponível no canal do grupo Pólis Civitas, no Youtube.

Os servidores serão capacitados com cursos gratuitos de pós-graduação em quatro áreas de atuação: Autismo; Licitação e Contratos na Lei 14.133/2021, Gestão de Esporte e Lazer, e Alfabetização e Letramento. O objetivo é melhorar a qualidade dos projetos apresentados pelos municípios, além de elevar a carreira desses servidores. A Itaipu Binacional está investindo R$ 48 milhões no Programa.

Para Enio Verri, o curso vai promover uma mudança estrutural, principalmente, nas cidades menores e com menor arrecadação. “Qualificar os quadros técnicos dos municípios mais pobres vai permitir que sejam feitos melhores projetos e que, assim, essas cidades recebam mais recursos da União, diminuindo a desigualdade entre os municípios do Paraná”, afirmou.

O Programa foi lançado em fevereiro e contabilizou 35.358 inscritos, ultrapassando em 221% a meta inicial de 16 mil registros. Das inscrições realizadas, 19.667 foram para a especialização em Autismo, 7.207 para Alfabetização e Letramento, 6.478 para Licitações e Contratos e 2.006 para Gestão do Esporte e Lazer.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos, foram definidos critérios para selecionar os participantes que ingressariam no treinamento. “Todos os municípios com até dez mil habitantes, totalizando 206 cidades, tiveram as inscrições aceitas. Para os outros, optamos por critérios de vaga sobre o tamanho da população ou a região geográfica onde está localizado para atingir as 19 associações regionais de todo estado”, explicou

A capacitação é voltada para servidores(as) concursados(as) e comissionados(as) de forma geral – das prefeituras, câmaras municipais, autarquias, conselhos tutelares, Associação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e das associações regionais e dos consórcios públicos.

Também participaram da abertura o diretor do Grupo Educacional Pólis Civita, Paulo Maia de Oliveira Júnior; o gestor do Programa AMP Itaipu 4.0, João Paulo Gonçalves. O mediador da cerimônia foi Jean de Paula, do Pólis Civita. Após a cerimônia, o advogado da União e professor de direito administrativo e constitucional Marcus Vinicius Corrêa Bittencourt ministrou a primeira aula.

 

O presidente da AMP esclareceu que houve 35 mil inscritos no programa e que todos os servidores que se candidataram às vagas nos 206 municípios com até 10 mil habitantes foram contemplados. “Após estes 10 mil habitantes, houve a adoção dos critérios populacional e geográfico, atendendo a todas as cidades das 19 regiões e associações de municípios do Estado. Adotamos transparência total para conduzir com êxito e seriedade o programa”, disse Edimar Santos.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, comentou que este projeto é revolucionário. Ele disse que, quando secretário da Fazenda da Prefeitura de Maringá, constatou que mesmo em uma grande cidade há problemas na gestão pública, mesmo com a existência de mais recursos que nos menores municípios. Ele afirmou que valoriza o papel da AMP e o quanto ela pode ser transformadora para a realidade de um Estado como o Paraná.

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.